:::: MENU ::::

Ainda sobre níquel-titânio: Memória de forma

Bom dia,

 

Outro dia me perguntaram o que são essas linhas pontilhadas abaixo do gráfico de carga/deflexão dos fios de NT (que eu postei outro dia: http://blog.martinsortodontia.com.br/fio-superelastico-vs-termoativado/ ) nos temperaturas ambiente de 60oC e 40oC.

Def M

Essas linhas pontilhadas, abaixo do eixo X do gráfico, são a demonstração da recuperação da deformação martensítica reversível, também conhecida como memória de forma, através do aumento da temperatura do ambiente (para um melhor entendimento, observem que o gráfico é em 3D, com a adição de um eixo para variável temperatura).

Antes das perguntas….

Sim, memória de forma envolve necessariamente uma mudança de temperatura para a reversão da transformação de fase (da fase mole, ou martensítica, para a fase mais rígida da liga de NT, ou austenítica), e não somente a volta do fio a sua forma inicial através de uma recuperação elástica convencional pela remoção de carga (como muita gente pensa).

Portanto, quando uma mola de NT retorna ao seu formato inicial, dentro de uma mesma temperatura, isso não é memória de forma, e sim de recuperação elástica. A memória de forma ocorreria se o NT estivesse deformado (não produzindo força alguma) dentro de sua fase martensítica (abaixo de uma temperatura determinada) e se aumentássemos a temperatura ambiente, a mola retornasse a sua forma original.

Na ortodontia tiramos vantagem dessa propriedade muito pouco. Só a utilizamos nos fios de NT (depende qual) ou CuNiTi quando os esfriamos para encaixá-los em bráquetes muito fora de posição. Mas paramos de tirar proveito dessa propriedade logo quando a temperatura volta ao normal (depois do paciente fechar a boca), então essa propriedade, portanto, não é utilizada para movimentação dentária, somente para o engajamento do fio aos bráquetes, e não é essencial para quem sabe trabalhar com esses fios.

Por quê?

Porque quem sabe trabalhar com esses fios, pode induzir a transformação de fase cristalográfica através de pressão e não só por mudança de temperatura, como expliquei no post de NT. Na minha experiência, isso é suficiente para o correto engajamento dos fios aos bráquetes.

 

Abraço a todos,

 

R.Martins


Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *