:::: MENU ::::

Colagem em superfície de resina: Como Fazer?

Há algum tempo sem postar, correndo bastante. Tivemos o encontro de ex-alunos de Araraquara nesse fim de semana, instituição que completou 20 anos, onde encontrei vários amigos de longa data.

Bom, hoje vou dar uma dica sobre como colar bráquetes, botões ou tubos sobre restaurações de resina composta. Esse é um dos pesadelos do ortodontista que prefere colar tubos, ao invés de bandar, e encontra uma restauração por vestibular nos molares. Às vezes, o pesadelo vem de um central restaurado devido a uma fratura…

 

Em primeiro lugar, abaixo eu descrevo a técnica “tradicional” que eu aprendi no passado, e que nunca deu muito certo (se não eu não estaria aqui escrevendo sobre o assunto):

1 – Passe uma broca qualquer sobre a superfície polida da resina. (ok… pode fazer sentido, mas há uma forma melhor de preparar a superfície)

2 – Condicione a superfície de resina com ácido fosfórico por 5 minutos. (…não faz sentido, parece que alguém adaptou o condicionamento de cerâmicas com outro tipo de ácido pela “lei dos semelhantes”…)

3 – Passe o adesivo próprio da resina. (sinceramente…acho que passar BIS-GMA sobre a resina polimerizada há algum tempo não faz muito sentido…)

4- Coloque o seu bráquete com resina na base sobre a superfície e polimerize por 40 segundos: 10s em cada face (Sim, eu sou da ápoca da lâmpada halógena)

 

Com alguns anos de experiencia e após ler e pesquisar um bocado, atualmente eu tenho feito da seguinte forma:

 

1 – Micro-abrasão com óxido de alumínio sobre a restauração.Esse procedimento é superior a “macro-abrasão com uma broca.

 

2- Utilize um primer universal (Assure ou Assure Plus da Reliance ou Single Bond Universal, da 3M) ou de plástico (Reliance). Esfregue-o sobre a superfície, por uns 5 segundos, e polimerize por 3 (ler a observação abaixo sobre o foto).

3 – Posicione seu acessório dobre a superfície, aplique uma pressão, e polimerize por 3 segundos na mesial e por 3 segundos na distal (ou 3s na oclusal e 3s na cervical). Lógico, que os 6 segundos requerem  um fotopolimerizador de terceira geração, como o LEDX, da Orthometric, na potência TURBO.

 

Espero que tenham gostado da dica curta, mas que mudou o “meu sono” em colar sobre superfícies de resina composta.

 

Abraço

 

R. Martins

 

 


Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *