:::: MENU ::::

Dica clínica: Como segurar a barra 3 x 3 para a colagem:

 

Bom dia,

 

Muitos ortodontistas não gostam do procedimento de colar uma barra 3 x 3. Não porquê isso seja um procedimento demorado, mas devido a dificuldade de manter a barra em posição durante a colagem. Abaixo eu mostro para vocês uma sequencia de fotos interessante sobre como colar uma barra 3 x 3.

 

Tenha um elástico tamanho 3/8″ LEVE (2 onças ou 50) à mão. Ele não pode ser pesado pois a sua espessura fina limitará qualquer movimento dos dentes durante o procedimento devido ao efeito cunha.Slide1

Faça a sua barra 3×3, 4×4, 2×2 ou 1×1 (independente da arcada). Nesse caso usamos o penta-one .021″ destemperado, que é um fio co-axial multifilamentado .

Slide2

Nas fotos, a paciente é uma aluna da Baylor, a qual tinha perdido a sua 3 x3. Por isso colamos dois bráquetes nos seus centrais para apoio do sistema…e sim, poderiam ser botões ou qualquer outro acessório mais barato. Antes da segunda pergunta…Sim também, a resina cola em esmalte não condicionado (a resistência é baixíssima mais serve para o propósito). No caso de remoção de aparelho, mantenha as peças dos centrais.

Slide3

Observem que  temos um sugador de Nola em posição para o controle da umidade (sim umidade é sem H no Brasil), o que é primordial se você não quer pacientes retornando para recolagens no seu consultório. Por falar em recolagens, lembre-se sempre de observar se há resina residual após uma quebra de contenção, já que a não remoção dessa resina é a maior causa de quebra recorrente de contenções.

Hoje nós utilizamos a resina flow da Opal, sensível a luz negra (e portanto mais fácil de remover) para a colagem das 3 x 3s.

Utilize o elástico da seguinte forma para segurar a contenção em posição. A sequência de fotos é autoexplicativa.

Slide4

Slide6

Slide5

Com o elástico segurando a contenção fica fácil de condicionar o esmalte, secar, APLICAR O ADESIVO (em negrito propositalmente) e a resina para a colagem.

Slide7

Quando usamos esses fios coaxiais, é sempre necessário colar os outros dentes, já que ele é muito flexível e sensível a deformação…mas agora que os caninos estão colados isso não é problema. Se for preferido uma barra feita de fio .6 mm liso e só colado aos caninos o procedimento é o mesmo.

. Isso foi publicado como “Facilitando a colagem da contenção fixa inferior”. Ortho Science: Orthodontic Science and Practice, v. 1, p. 195-199, 2008, mas as informações são essas mesmo acima. Espero que vocês tenham gostado.

Abraço,

R.Martins


5 Comentários

  • Responder Gustavo |

    Sem sair do assunto… na sua prática diária, vc faz uso de contenção fixa superior? Em quais casos?
    E a contenção feita com placas transparentes rígidas? Recomenda seu uso? Quais vantagens e desvantagens?

    Abraço e parabéns pelo blog.

    • Responder Dr. Renato Renato Parsekian Martins |

      Olá Gustavo,

      Obrigado pelos parabéns. Não uso como rotina não…só 1-1 nos casos de diastemas recidivantes. As placas eu uso bastante, pelo que tem publicado na literatura as placas são tão boas quanto às contenções convencionais.

      Abraço

      R.Martins

  • Responder Enio Santos |

    Bom dia professor, parece que a Masel não está mais disponível, existe algum outro fabricante para o fio? Parabéns pelo Blog.

  • Responder Simone Mendonça |

    O fio coaxial pode ser encontrado na Henry Schein.
    Minha última compra desse fio foi feita em 2017, no congresso da AAO. O tel da Henry Schein para compras no Brasil é 0800 701 6870.

Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *