:::: MENU ::::

Dobra no fio de níquel-titânio

Boa tarde,

 

Em 2006, estive em Santa Fé, no estado do Novo México, onde fiz o meu curso de credenciamento no antigo sistema iBraces.Hoje esse sistema foi comprado pela 3M e se chama Incognito. Esse é um sistema de aparelho lingual onde os bráquetes e fios são feitos por um sistema de CAD/CAM e são individualizados para cada paciente. .

Eu tive um relacionamento muito próximo com o pessoal do iBraces, porque o headquarters era em Dallas e porque dois amigos pessoais eram palestrantes deles, o Dr. Hilton Goldeich e o Dr. Cliff Alexander, ambos de Dallas. Num desses encontros eu ganhei um jogo de alicates para lingual da marca coreana IV Tech (pronuncia-se “ai-vi tek”). Os alicates eram tão bons para a técnica lingual que num congresso americano eu acabei comprando um segundo jogo e tenho eles desde então.

Um desses alicates, especificamente, é muito bom, tanto para orto lingual quanto para convencional. Ele é um alicate que dobra o fio de ligas de níquel-titânio de forma permanente, o que e muito útil para que o fio não machuque o paciente e para que o fio não corra de um lado para o outro. Outra aplicação é poder dar dobras para a aplicação de forças, a pena é que isso ocorre de forma limitada, já o trabalho a frio danifica o níquel-titânio.

IMG_1912

O problema é que era muito difícil de achar esse alicate, só em congressos, e se o pessoal da IV tech estivesse nos stands.

Bom, um dia eu estava dando um curso de Técnica do Arco Segmentado em Catanduva, no estado de São Paulo, e conheci um senhor muito simpático que me perguntou se eu podia dar umas dicas para ele melhorar os alicates que ele produzia.  O nome dele era Carlos Segura, dono da Segura Ortodontia.

Depois de dar umas dicas, ele me perguntou se eu tinha alguma novidade de “fora” ou algum alicate que ele pudesse copiar. Na hora lembrei do alicate da IV tech. Emprestei o alicate para ele e, desde então ele os fabrica no Brasil, inclusive por um preço mais acessível que o coreano.

Abaixo, coloquei uma foto em detalhe do alicate dele e um vídeo mostrando como o alicate funciona. Espero que gostem.

Abraços e bom fim de semana a todos,

R. Martins

 

PS. Não tenho relações profissionais e não sou remunerados pela Segura. Confesso que ganhei do Sr. Carlos um alicate como agradecimento pela ajuda. Comprei mais 4 desde então, obviamente pagando.

PS 2. Queimar o fio de níquel-titânio para poder dobrá-lo “bagunça” todas as propriedades do fio não só onde ele destemperou visualmente. A temperatura sobe em outros locais e o níquel-titânio é muito frágil, há efeitos por quase todo o arco.

 

IMG_1915IMG_1918


3 Comentários

Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *