:::: MENU ::::

Early vertical correction

Boa noite,

Esses dias foram interessantes. Realizamos algumas mensurações para a tese do meu co-orientado Ricardo, da Bahia.

Uma de suas pesquisas estamos tentando descobrir qual é o método mais eficiente de se intruir segundo molares. Os resultados foram surpreendentes, mas não vamos falar deles agora…não porque eu quero ser chato, mas porque vamos mandar os resultados para publicação. Em um outro episódio, prometo que falaremos do caso. Eu gostaria de escrever hoje  sobre uma das coisas que nós encontramos sem estar procurando.

Nas várias vezes que eu palestro sobre ligas de níquel-titanio, vocês já devem ter me ouvido mencionar que as propriedades dessas ligas são contra intuitivas, isto é, a gente costuma a “achar uma coisa” e o fio na verdade faz outra. Uma dessas situações ocorre com as ativações no sentido vertical.

Nós estávamos medindo o quando de força um fio de niti superelástico .016″ faz ao tentar intruir um segundo molar 2 mm e 3 mm. Nós podemos fazer isso porque temos algumas células de carga que nos dão as forças e torques produzidos nos 3 planos do espaço. A_IMG_2209

 

Com esse set-up de células de carga, colocamos um segundo molar desnivelado em 2 mm de altura, de forma precisa, dos outros dentes, e passamos um fio de nivelamento por ele. Um software dedicado nos mostra então quais são as forças que estarão agindo nos bráquetes.  Por ser bem parecido com o que faremos na boca esse teste é mais preciso que um teste de tensão para avaliar o que ocorrerá imediatamente após a inserção do fio.

Bom, o que nós achamos comparando as forças verticais entre 2 e 3 mm de ativação? Veja abaixo.

aaaaa

Nós vimos que a diferença de força vertical produzida em um molar infra ocluído 2 ou 3 mm (com um fio de niti .016″) é de 0.06 Newtons (aprox. 6 g)  e que essa diferença é insignificante.

Portanto achar que esse fio faz menos ou mais força dentro desse exemplo não é real, em média. Interessante, não é mesmo?

Me despeço deixando a seguinte pergunta no ar…no caso de extrusão de caninos, será que o mesmo vale para 1 mm de extrusão ou 4 mm? Será que é necessário amarrar fios de niti “a distancia”? O que vocês acham?

 

Um abraço,

 

R.


Um Comentário

  • Responder Anderson F. |

    Olá Prof. Renato,

    Ótimo post e muito interessante o questionamento ao final (formato interessante de finalizar), estou ansioso por uma resposta em relação a extrusão de caninos.

    Acredito que a diferença entre as forças produzidas para diferentes alturas (1- 4mm) de caninos também seria mínima, semelhante ao que foi encontrado para os segundos molares do seu relato.

    Apesar de teoricamente o desnivelamento produzir uma força maior por não estar na extremidade do arco, as propriedades dos fios de NT devem manter o padrão de força constante desde que atinja o platô de superelasticidade. Logo do ponto de vista prático creio que não haveria diferença clínica entre as forças produzidas SE defletirmos bastante o fio verticalmente antes de o fixarmos nos braquetes dos dentes adjacentes ao canino em questão.

Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *