:::: MENU ::::

Ortodontia Lingual: Como começar? Dez dicas…

Boa tarde a todos,

Hoje completamos um mês de “smartodontics” com mais de 200 acessos. Ficamos a primeira semana sem contar e mais 5 dias na semana passada, então acho que posso estimar que tivemos mais que 200 acessos.

Hoje tomei a vontade de escrever em função de uma pergunta de uma aluna de especialização sobre como começar a fazer ortodontia lingual.

Meu primeiro curso de ortodontia lingual foi em 2001 e desde então tenho me dedicado a me aperfeiçoar nessa técnica. Tratei alguns casos com os bráquetes Kurz, geração 7 e poucos com SBT, sendo que a maioria dos meus casos é ou com Inovation L ou Incognito. Realmente deve ser difícil começar nos dias de hoje, já que o custo inicial é caro, e o paciente que paga por um tratamento diferenciado é, na maioria das vezes, exigente. Então aqui vão algumas dicas:

1 – Se você quer começar, faça um curso de ortodontia lingual formal. Existem bons e maus professores, bons e maus clínicos, e até quem dá aula sem casuística nenhuma. Mas como no início não tem como você saber quem é bom ou ruim, tem que se arriscar. Com o tempo e com sua experiência, você vai descobrir quem te deu boas informações e quem te contou apenas o que você queria ouvir.

2 – No começo, você pode não ganhar muito, saiba disso. Existe um investimento inicial, que as vezes engloba ter que “subsidiar” custos do paciente.

3 – Não tente colar seus primeiros casos. A colagem em ortodontia lingual é primordial. Se você não tem experiência, pague por esse serviço.

4 -Tente utilizar um dos sistemas customizado, fabricado por CAD/CAM, o Harmony ou o Incognito, para que você se adeque a trabalhar por lingual.

5 -Se não for possível trabalhar com um sistema customizado, começe a trabalhar com a arcada superior. Monte a arcada inferior por vestibular nos seus primeiros casos. É a arcada inferior que incomoda mais e que atrapalha mais a fala.

6 – Compre materiais adequados, como fios e alicates próprios para lingual. Se você me perguntar:  “Dá para correr uma maratona de conga?”, a minha resposta pode ser: “Sim”. Agora, se você quiser levar a corrida a sério a minha resposta é: “Não, compre um Mizuno.”

7 – Assuma que talvez você não consiga terminar os seus primeiros casos por lingual. Seja sincero com seu paciente.

8 – Não escolha um caso que esteja bem alinhado inicialmente. Suas dificuldades iniciais podem fazer com que o caso “embaralhe” no começo, e você fique em maus lençóis.

9 – Tenha um sugador de Nola.

10 – Não tenha preguiça. Ortodontia não aceita que se “coma barriga”. Ortodontia lingual, muito menos.

 

Um abraço a todos,

R. Martins


Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *