:::: MENU ::::

Qual canaleta utilizar .018″ ou .022″?

Boa tarde,

Recentemente, um colega, Márcio, me fez uma pergunta em um dos comentários ao nossos posts, que transcrevo abaixo:

“Parabéns pelo blog Renato.

Já que falou em slot 018, entrando um pouco no assunto, poderia escrever algumas palavras sobre o porque da escolha pelo slot 018. Quais seriam as vantagens que você percebe no uso destes.

Obrigado!”

 

Bom, primeiro precisamos saber de onde saíram os dois tamanhos de canaletas. A primeira a ser adotada foi a 022″, que era a dimensão do aparelho edgewise inventado por ninguém menos que o Dr. E.H. Angle.

Por quê ele o fez dessa dimensão?

Porque o ourives que o fabricava os fios e o bráquetes só fabricava conseguia fabricar o sistema com a canaleta nesse tamanho, somente por conveniência o Dr. Angle aceitou. Não houve testes de força ou rigidez para se determinar essa dimensão.

E a canaleta .018″surgiu de onde?

Surgiu devido a utilização do aço inoxidável na ortodontia, e portanto, para compensar a diferença de dureza entre as duas ligas, ouro e aço.

 

A partir dessas informações (de que os tamanhos de canaleta que utilizamos não têm motivo inteligente nenhum para existir), eu continuo nossa conversa citando uma entrevista publicada pela Dental Press Journal of Orthodontics, ao Professor Joel Martins (meu pai) em 1998, poucos meses antes do seu falecimento em 1999.

pai

 

Apesar da entrevista ser fantástica (ela é de 98, quando a  net ainda estava engatinhando), com repostas predizendo aparelhos do futuro,

“Hoje com a facilidade de transmissão de dados, e até de imagem via computador, com a competição maior entre as indústrias, talvez seja possível enviar os dados via Internet para o fabricante, que vai mandar de volta um aparelho com prescrição bem específica e individualizada, que só servirá para aquele paciente.”

Eu vou copiar aqui uma resposta que ele deu sobre os slots que vale para os dias de hoje:

Capture

Vale a pena citar que essa entrevista é anterior a prescrição MBT, que compensa a folga de 12 graus no slot .022″ (se me recordo bem ela foi lançada em 99)…interessante ou não?

Para quem quiser ler na íntegra a DPJO deixou um link aberto para ela no endereço http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCsQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.dentalpress.com.br%2Fartigos%2Fpdf%2F140.pdf&ei=C0R-UrbeA9Kv4AO2v4CQCw&usg=AFQjCNHSbpT1X-1lZ2YFdJimhI6omoq6og

De qualquer forma, vamos para a minha visão do assunto.

Eu acho que HOJE, devido ao fato de termos as várias prescrições disponíveis disponíveis no Brasil e de termos acesso a fios com módulos de elasticidade que desejarmos, a preços razoáveis, a diferença entre as dimensões das canaletas fica cada vez menor…(apesar de elas já serem bem pequenas…rs)

Porque as prescrições são importantes? Porque você pode compensar a folga de 12 graus no slot .022″ dada por um fio .019″ X .025″ com uma prescrição que adicione esses 12 graus a posição desejada…então no casos de um incisivo central, que você deseja que esteja com 7 graus de inclinação línguo-vestibular, você pede um bráquete com 19 graus (MBT). Se você achar que você precisa de mais inclinação, porque a tolerância da dimensão da canaleta e do fio que você usa não são precisas, utilize uma outra prescrição, com 22 graus (Ricketts). No passado, era muito difícil comprar um aparelho pré-programado que não fosse o Roth, e esse era um argumento válido para se utilizar essa prescrição…mas agora encontra-se qualquer uma com facilidade.

Porque os fios são importantes? Porque para chegarmos aos fios de finalização necessitamos de menos fios com a canaleta .018″ do que com a .022″. Agora, o fio de escolha para a finalização depende da prescrição que você utiliza.  Por exemplo, no caso de utilizarmos, no slot .018″, a prescrição de Alexander teríamos que finalizar no fio .017″ X .025″, mas se utilizarmos a prescrição MBT poderíamos utilizar um fio .016″ X .022″ para finalizarmos com um controle de torque de incisivos semelhante (com algumas exceções, é claro).

De qualquer forma, com a canaleta .022″ precisa-se de mais um ou dois pares de arcos para se chegar aos fios de finalização, dependendo do qual você vai utilizar ( é lógico que eu estou assumindo que nessa canaleta ninguém vai utilizar fios menores que o .019″X.025″ para finalizar, o que não seria muito coerente com as prescrições de hoje). Mas, é claro que isso pode ser diminuído se fios de copper niti (cóper e não cuper…) retangulares forem utilizados. Uma sequência racional poderia ser um NT .014″, CuNiTi 40 oC .018″ X.025″, B-Ti ou aço .019″X .025″, mas ela ainda força um pouco a barra, uma sequência mais barata e porém mais longa e mais tranquila seria a de um NT .014″, NT .017″x.025″, NT .019″X.025″ e aço ou B-Ti .019″X.025″.

Mas o grande problema são as dobras de finalização. Tenho contato constante com ambas, já que eu utilizo a canaleta .018″ no consultório e oriento meus alunos em ambos nos cursos de especialização com canaletas .022″. Como trabalho com os dois, eu SINTO que determinadas dobras em fios mais rígidos de aço (.019″ x .025″), são mais difíceis de serem engajadas ao aparelho ortodôntico sem soltar os bráquetes ou sem deformar o fio. É lógico que alguém pode argumentar que utiliza fios de B-Ti na finalização com canaleta .022″, (um fio de B-Ti .021″ x.025″ produz forças similares a um fio .017″X.025″ de aço) mas o argumento volta ao fato de se aumentar o número de arcos no tratamento. Conclusão, eu acredito que a canaleta .018″ é mais prática, por isso eu a utilizo…mas se o ortodontista gastar mais e prolongar o tratamento um pouco, ele pode utilizar a canaleta .022″ sem prejuízos significantes.

Finalmente, para aqueles que desejam um tratamento rápido para os seus pacientes, por cobrarem fechado por exemplo, podem ter um “boost” no seu tempo de tratamento utilizando canaleta .018″. Sugiro a leitura do artigo clínico publicado em 2010, no Angle, pelo grupo de Indiana (http://www.angle.org/doi/pdf/10.2319/060309-315.1), onde eles encontraram um menor tempo de tratamento com a canaleta menor.

 Um abraço e bom domingo para todos,

R.Martins


8 Comentários

  • Responder Eugênio |

    Boa tarde Dr Renato.Primeiramente queria dizer que tive a honra de ter algumas aulas com seu saudoso pai na primeira turma de especializaçao na unesp – sjc. Sera que voce poderia da nome comerciais nos arcos ??Desde ja agradeço e parabens pelos assuntos abordados.

    • Responder Dr. Renato Renato Parsekian Martins |

      Boa Noite Eugênio,

      Obrigado pela lembrança e pelo elogio. No Brasil, acredito que você tem o melhor custo benefício com os fios da orthometric. Pelo preço, qualidade e pela fato deles possuírem um formato que arco que eu gosto (ovóide, muito parecido com o Alexander).
      Abraço,
      R.Martins

  • Responder Marcos |

    Obrigado pela resposta. Muito esclarecedora.

    No fechamento de espaços e no uso de elásticos intermaxilares, em virtude da menor espessura dos fios utilizados, os efeitos indesejados destas mecânicas não são acentuados pelo uso do slot 0.18?

    Obrigado!

    • Responder Dr. Renato Renato Parsekian Martins |

      Oi Marcos,

      Não vejo diferença entre os dois tamanhos de canaletas nesses aspectos…num próximo post posso explicar melhor. Mas esse problemas são causados em sua grande parte por outros fatores e não pela rigidez do fio.
      O aprofundamento da mordida causado por elásticos e retração vem da perda de controle de torque (que deve ser controlado por torção resistente no fio ou prescrição adequada), e o colapso visto em alguns casos de fechamento de espaço vem da impaciência de esperar a rigidez do fio produzir os momentos necessários para o controle das raízes (principalmente do canino). Utilizar uma ou outra canaleta não vai interferir nisso.

      Abraço,

      R.Martins

  • Responder André Gustavo Cesa |

    Caro Dr. Renato, seguindo alguns princípios do saudoso Dr. Gianelly, em vários casos no meu consultório costumo utilizar bráquetes 018 nos incisivos e 022 nos demais para já conseguir um certo controle de torque anterior com o fio 16×22 e menos atrito na região posterior com o uso de elásticos intermaxilares e mecânica de deslize. Gostaria de saber a sua opinião sobre essa ideia. Obrigado

    • Responder Dr. Renato Renato Parsekian Martins |

      Boa Noite André,

      Eu acredito que você possa usar esse conceito bidimensional para a retração sim. Entretanto tem o aspecto da perda de controle que vem com o menor atrito, nesse caso você perderá um pouco de controle de inclinação nos pré-molares (que você pode corrigir depois, se necessário).

      Mas o mais interessante nessa “técnica” é que você diminui o atrito em terceira ordem, que é aquele que impede o deslizamento quando você coloca torção no fio. Isso é similar a você utilizar um fio redondo nesses locais onde você aumentou a canaleta. O único problema que eu vejo seria nos casos onde o paciente tem excessiva inclinação vestibular de coroa, mas ai é só você trocar os tubos dos molares específicos após o fechamento de espaços.

      Abraço,

      R.Martins

  • Responder Cintia |

    Gostei mto dá postagem Dr Renato! Os tubos que vc utiliza são apenas de solda? Estou tendo mta dificuldade para encontrar tubos de cola de slot 0.18

Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *