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Criando overjet e tratando a classe II

Bom dia,

Essa semana estou muito feliz pois descobri que vou ser pai! Mais além de compartilhar essa grande alegria com vocês, eu gostaria de compartilhar uma parte de um caso clínico.

Independente de como planejamos corrigir uma classe II, se é com ou sem extrações, ou se a classe II é leve ou severa, nós precisamos criar overjet, ou trespasse horizontal, chame-o como quiser.

Nós não podemos acusar o paciente de estar usando pouco seus elásticos, por exemplo, se não há overjet para a correção da classe II. Nesses casos, é necessário ajustar o torque (ou a rotação no eixo X) dos incisivos superiores ou dos incisivos inferiores. Os dois métodos mais comuns de se conseguir isso, é aumentando o perímetro da arcada superior (com abertura de espaços e controle de torque) ou diminuindo na arcada inferior (com desgastes interproximais).

O controle de torque superior pode ser conseguido sem abertura de espaços até um certo limite, a partir do qual espaços podem-se abrir. Isso depende de onde o contato interproximal vai acabar se localizando. Se ele ficar muito cervical na coroa, os espaços acabam aparecendo e o aspecto estético acaba ficando prejudicado.

Abaixo, vemos as fotos e duas telerradiografias de uma paciente com espaço de 7 meses. Nela foi utilizado bráquetes de alto torque nos incisivos superiores e baixo torque nos incisivos inferiores. Na arcada superior os fios progrediram até o aço .016″x.022″, e a canaleta é  .018″.

Observem que não foi utilizado nenhum tipo de alternativa para impedir a abertura de espaço superior e que a curva de spee inferior ainda não foi corrigida totalmente, mas que sua correção parcial melhorou discretamente a posição dos caninos. Outro aspecto a se notar é que a foto  inicial, feita sem espelho mascara um pouco a classe II existente, quando avaliada nos molares. Para uma correta avaliação da má oclusão no sentido ântero-posterior, é só observar a relação dos caninos.

A colagem, sempre feita por nós de forma indireta, levou em consideração o tamanho exagerado das cúspides dos pré-molares superiores em relação aos caninos, e portanto foi compensada.

Antecipando perguntas…não foi utilizada curva de spee no arco de aço. Curva de spee acentuada em fio retangular para aumento de trespasse, ou para intrusão (depois que o fio de aço já planificou), é igual a dar avião para um macaco pilotar…bad idea! Curva de spee acentuada, do  ponto de vista mecânico, serve para outro propósito: aumentar a deflexão do fio em um local específico, e obviamente, gera efeitos normalmente indesejáveis quando feita em fio retangular.

 

Um Abraço a todos,

R.Martins

tha1 Controle torque


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