:::: MENU ::::

A biomecânica ortodôntica perde seu grande líder

Bom dia,

Ontem, dia 10 de fevereiro de 2015, faleceu um dos grandes nomes da ortodontia mundial e o grande disseminador da biomecânica científica. O professor Charles Burstone. Eu o conheci na década de 80, quando ele vinha a Araraquara em episódios esporádicos, já que era muito caro, para ensinar a técnica do Arco Segmentado.

 

eu e burstone
Eu e Charles Burstone, em Araraquara no ano de 1996.

 

Ele fez o seu mestrado em ortodontia na tradicional escola de ortodontia da Universidade de Indiana, em 1955, onde conheceu introdutor dos conceitos de mecânica na ortodontia, o físico e ortodontista Dr. Jim Baldwin. Alguns anos mais tarde, ele se tornou professor deste programa e em 1970 acabou indo para Connecticut onde se manteve ensinando ortodontia até os dias mais recentes.

 Eu e o Dr. Baldwin, na ocasião de sua premiação do Dale B. Wade Award, na AAO de 2006.

 

Dentre as inúmeras contribuições a ortodontia moderna que ele nos proporcionou estão o beta-titânio (conhecido pelo nome comercial de TMA), o níquel-titânio superelástico e a consolidação da técnica do arco segmentado. Mais recentemente ele estava trabalhando em fios transparentes de polifenileno, mecânicas apoiadas e minimplantes e desenvolvendo um novo fio ortodôntico junto com o Rodrigo Viecilli, o SEArch. Suas últimas palestras no Congresso Americano serviram para desmistificar alguns mitos ortodônticos persistentes, como o de que bráquetes autoligáveis trazem grandes vantagem aos tratamentos e que barras palatinas auxiliam a manutenção de ancoragem ântero-posterior.

Dono de uma elegância pessoal e científica, ele conseguiu disseminar por todo o mundo a aplicação de conceitos de física à ortodontia e também estimular o pensamento crítico. Ele nunca deixou de responder um e-mail sequer, nem a mim e nem a qualquer pessoa que o indagasse sobre algum assunto. No meu caso literatura inglesa (podem acreditar) e mecânica ortodôntica. Desde o fim da década de 90, trocamos várias correspondências e posso dizer que parte da minha formação ortodôntica e científica se deve a ele.

Abaixo compartilho a introdução que ele escreveu para o meu capítulo sobre molas T no livro “Ortodontia Clínica e Biomecânica” Editado pelo Márcio Almeida e publicado pela Dental Press.

 

.burstoner

 

Já abaixo, tenho o orgulho de publicar a sua opinião sobre o capítulo.

 

livro mola T

Para aqueles que infelizmente não tiveram possibilidade de conhecê-lo pessoalmente ou no âmbito científico, segue uma parte de sua entrevista ao Journal Clinical Orthodontics sobre biomecânica, que pode ser acessado no link www.jco-online.com/archive/jco_2007-03-139.pdf e que pode ser visto em português (mais ou menos) no google translator: http://translate.google.co.uk/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.jco-online.com/archive/jco_2007-03-139.pdf&prev=search 

 Rest in peace Charles!
Abraços,
R.Martins

 


Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *