:::: MENU ::::

De volta da AAO: Novidades?

Boa tarde!

Depois de duas semanas estamos de volta ao Brasil. Chega de folga!

O congresso da AAO desse ano, em New Orleans, estava vazio…de americanos e de brasileiros. Isso não tornou o congresso menos interessante e proveitoso. O assunto em alta desta vez foi a ortodontia acelerada; corticotomias e perfurações apareceram de vez para tentar acelerar a velocidade da movimentação dentária. As vibrações entretanto estavam em baixa, muita gente dizendo que o efeito é desprezível e que o custo não justifica o uso de aparelhos com o Acceledent…vamos ver nos próximos meses o que a evidência nos diz. A Birte Melsen mostrou que ainda está na crista da onda, mesmo nos seus 70 e poucos anos, e palestrou sobre tratamento dos problemas verticais… e inclusive continua destemida fazendo uma afirmação que muitos querem fazer, mas poucos tem coragem,…nas palavras dela:

“Não existe evidência científica que suporte a utilização de exercícios miofuncionais ou “speech therapy” (fonoaudiologia) no tratamento dos problemas verticais.” Wow!

 

Na área comercial, sem grandes novidades: o preço do Valo subiu para 1350 dólares (sorte de quem comprou no ano passado ou nos outros anos), a Ormco mostrou o seu “novo” scanner de boca, o Lythos, que é fantástico…mas custa em torno de 20.000 dólares e uma empresa chamada Propel lançou um acessório para se realizar microperfurações para acelerar o fechamento de espaços (como mostrado no AJODO por Alikhani et al em 2013). A American Orthodontics também lançou um protrator mandibular (hoje em dia cada compania parece que tem o seu) que foi bolado pelo Andy Hayes e que vendeu muito no congresso (5 jogos por 400 dólares) e, finalmente, um amigo meu, o Hilton Goldreich lançou um programinha que já está funcionando no Brasil, chamado Orthodontext (www.orthodontext.com) . Através dele, você consegue mandar mensagens para os celulares de pacientes (e para os seus pais) lembrando-os de usar elásticos, AEB, alinahdores, etc… pela plataforma IOS ou Android. O serviço também parece que pode ser ajustado para confirmar as consultas sem ter que ligar para os pacientes.

Na parte social houve alguns “convescotes” interessantes, como de praxe, com algumas companias dando festas com bebida e comida a vontade.

Depois do congresso eu passei por Dallas, para visitar amigos e também para dar uma aula de colagem indireta para os alunos da pós-graduação. Cansei um pouco, porque foi a primeira vez que palestrei 4 horas e meia em inglês, mas acredito que foi legal…consegui segurar os alunos até depois do horário numa sexta-feira!

qqq

 

Bom, mas vamos a uma das novidades:

Eu recebi o convite oficial da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, através do seu editor chefe Carlo Marassi, de escrever em toda edição uma coluna sobre ortodontia. Ainda estamos decidindo o nome da seção (provavelmente vai se chamar Biomecânica) mas nela eu vou abordar assuntos virados à prática clínica e a uma ortodontia mais pragmática (a que eu faço).

Fiquei muito feliz com o convite, que é lógico teve a participação do Alexandre Câmara, editor associado, e do publisher Laurindo Furquim.

Então para vocês que gostam do que eu escrevo no Smartodontics, sigam a coluna na próxima edição da RCDP!

 

Abraço,

 

R.Martins

 

 

 


4 Comentários

  • Responder Diogo |

    Renato esse aplicativo vc tem conhecimento sobre esse software? Eu interesso, grande abc e parabéns pelas conquistas

  • Responder Frank |

    Parabéns Renato colhendo os frutos desta bela árvore que plantou. Obrigado pelas informações fresquinhas. E auto-ligáveis “enterrou” as outras técnicas? Grande abraço.

Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *