:::: MENU ::::

Minimplantes: É hora de mudar de material?

Bom dia,

Todos nós sabemos que os minimplantes ortodônticos tem sua estabilidade dada primariamente pela sua retenção mecânica ao osso cortical. Essa estabilidade primária é mantida, ao longo do tempo, pela pressão uniaxial aplicada ao minimplante quando os usamos para auxiliar na movimentação dentária.

Diferente dos implantes utilizados para reabilitações, os minimplantes não tiram vantagem da estabilidade secundária, dada pela osteointegração do titânio ao tecido ósseo.

1350570916862

Então agora vem a pergunta: Por quê os minimplantes precisam ser de ligas de titânio? Será que eles não funcionariam de maneira semelhante se fossem de aço inoxidável?

A primeira pergunta é respondida pelo fato de que os primeiros minimplantes ortodônticos (eficientes) feitos em larga escala pretendiam ser osseointegráveis…como os minimplantesda série “K” apresentados por Kanomi, em 97. Nós chegamos a utilizar esses em Araraquara no início dos anos 2000 e esperávamos 6 meses antes de aplicarmos forças a eles.

Picture1

 

A resposta para a segunda pergunta é provavelmente “Sim”. Inclusive já existem no mercado americano minimplantes Coreanos feitos de aço e que tem sua eficiência comprovada clinicamente por alguns amigos meus ortodontistas. Eles garantem que esses minimplantes funcionam tão bem quanto os de titânio.

Quais seriam as vantagens?

– Maior resistência a fratura,

– Custo mais baixo,

-Fio da rosca mais rígido, tornando o minimplante mais afiado e mais fácil de ser inserido.

 

Será que veremos no Brasil esses minimplantes disponíveis logo? Ou as empresas por já terem um maquinário desenvolvido para esse fim resistirão em produzí-los?

 

Abraço a todos,

 

R. Martins


Quer deixar seu comentário?

  • Controle de "spam" *